Durante muito tempo, a escola foi vista como a principal responsável pelo desenvolvimento educacional. Felizmente, hoje em dia sabemos que este processo deve ser feito de forma integrada, aliando o trabalho de professores na transmissão de conhecimentos com o envolvimento familiar na vida dos estudantes.
O papel dos pais na educação dos filhos não se limita a buscar bons colégios ou cobrar notas altas nas avaliações. As crianças precisam de incentivo e apoio para que o processo de aprendizagem tenha sucesso.
Por isso, é essencial que a família participe da rotina escolar das crianças e adolescentes de forma ativa, mantendo uma relação de confiança com a instituição de ensino e com os professores.
Além de valorizar o diálogo e a comunicação constante com a escola, os pais também devem se preocupar em transmitir princípios às crianças. Assim, elas poderão crescer mais preparadas para a vida em sociedade.
Como os pais devem acompanhar a rotina escolar dos filhos?
A participação familiar na educação das crianças é uma demonstração de afeto importante, que contribui para o desenvolvimento infantil em aspectos emocionais e intelectuais. Com o acompanhamento dos pais, os alunos se sentem cada vez mais motivados e estimulados em relação aos estudos.
No entanto, é sempre bom lembrar que o acompanhamento escolar não deve ser sinônimo de cobranças excessivas. Muito pelo contrário, os pais devem, sim, exigir responsabilidade e comprometimento dos filhos, mas também é fundamental oferecer apoio para que a criança consiga lidar com as dificuldades.
O olhar atento dos pais sobre a educação das crianças também ajuda a identificar alterações comportamentais e emocionais nos pequenos. Esse cuidado é fundamental para buscar ajuda quando necessário, principalmente em casos de queda no rendimento escolar, isolamento, dificuldade de concentração ou até mesmo bullying.
Portanto, mesmo que a sua rotina de trabalho seja corrida ou que você tenha filhos em idades diferentes, lembre-se de reservar alguns momentos do dia para:
Conversar com seu filho sobre como foi o dia na escola.
Ler os avisos enviados pelos professores ou pela coordenação.
Revisar ou tirar dúvidas sobre o dever de casa com seu filho.
Auxiliar seu filho nos trabalhos ou pesquisas escolares.
Acompanhar as datas de provas e outras avaliações.
Ajudar seu filho na organização da mochila e do material escolar.
Criar uma rotina escolar para o seu filho se organizar melhor.
Monitorar os materiais do seu filho para repor os itens que estiverem faltando, como lápis, borracha, canetas.
Participar dos eventos escolares abertos às famílias, como festas, feiras e apresentações.
Os pais também precisam se esforçar para comparecer às reuniões escolares. Esse tipo de encontro é uma excelente oportunidade para conversar com os professores e manter contato com outros responsáveis.
Caso você não possa participar de alguma reunião específica, vale a pena marcar um horário com a coordenação da escola para se manter atualizado sobre o dia a dia do seu filho.
Outro ponto fundamental para o processo educacional é estimular a autonomia das crianças. Sendo assim, os pais devem apoiar o protagonismo dos filhos, oferecendo cuidado, mas evitando o excesso de proteção.
Leia também:
+ Educação ateniense: uma formação voltada para o indivíduo
+ Entenda a diferença entre educação integral e educação em tempo integral
Quais os benefícios da participação dos pais na educação das crianças?
Segundo uma pesquisa realizada pelo movimento da sociedade civil Todos Pela Educação, o desempenho das crianças na escola melhora consideravelmente quando os pais são participativos na educação dos filhos.
Isso significa que o envolvimento dos responsáveis na rotina escolar traz benefícios não apenas para os estudos, mas também para as relações familiares e para a formação de jovens mais confiantes.
“A criança percebe, mesmo que inconscientemente, que os pais se importam com ela. Com isso, quanto maior a participação e a presença dos pais, mais força e motivação a criança vai desenvolver, proporcionando uma conversa mais direcionada sobre as suas vivências”, avalia a psicóloga e coach infantil Thaís Ribas em um artigo sobre o assunto.
Como vimos, o papel dos pais na educação dos filhos é muito importante. Por isso, trocar experiências com outras mães que já passaram por situações semelhantes pode te ajudar.